Seja bem-vindo ao blog da Casa do Filtro

Confira as informações e novidades do segmento automotivo, manutenção preventiva e mecânica

Criciúma - (48) 3433.8181

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Ultimamente você anda com a impressão de que seu veículo está gastando combustível demais?


Ultimamente você anda com a impressão de que seu veículo está gastando combustível demais?




Com o passar do tempo, alguns componentes do carro e hábitos do motorista podem influenciar no consumo. Por isso é importante estar atento e saber agir quando for necessário,

Veja agora cinco vilões do aumento no consumo de combustível:

1. Filtro de combustível

Sempre esquecido, o filtro de combustível impacta diretamente no consumo de combustível. Quando está muito velho e não é trocado, ele deixa de reter micropartículas de sujeira que chegam ao motor e dificultam a queima, fazendo o carro consumir mais.


2. Calibragem dos pneus

A calibragem incorreta dos pneus também é vilã do consumo de combustível. Mas não é só um pneu muito murcho que faz o carro “beber” mais: o ideal é manter o veículo na calibragem recomendada pela fábrica, pois é a medida que equilibra aderência e consumo.


3. Alinhamento

Um carro desalinhado com certeza vai acabar gastando combustível demais. Isso acontece porque, quando desalinhadas, as rodas acabam exercendo um atrito muito maior com o solo, exigindo mais do motor e consumindo mais combustível.


4. Escapamento

O escapamento também pode impactar no consumo, especialmente se estiver furado. Esse componente é projetado para dar vazão aos gases da queima e, se está furado ou foi trocado por outro que não tem as mesmas especificações do original, ele altera o fluxo de escape e pode aumentar o consumo por não liberar totalmente os resíduos da queima e deixar pouco oxigênio para a combustão.


5. Direção

Os hábitos de dirigir do motorista influenciam muito no consumo de combustível do veículo, pois quanto mais você pisa, mais o carro consome combustível. Assim, não é só quem dirige com pressa que acaba gastando muito combustível. Veja alguns hábitos para evitar:

alongar marchas: ficar alongando marchas (especialmente baixas como 1ª e 2ª) faz o giro do motor subir muito e, com ele, o consumo;
arrancadas: evite arrancar com a aceleração alta;
rampa: em subidas e rampas, pare o carro com o freio. Controlá-lo com o acelerador e embreagem vai aumentar tanto o consumo de combustível quanto do componente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário